Brasil, o País da educação

JOGOS PARA EDUCAR???

"Um jogo é uma atividade de aprendizagem na qual as características do ensino apoiado em computador são integradas para alcançar um objetivo educacional específico.
Os jogos têm sido usados há séculos para motivar os indivíduos. São uma fonte de diversão, geralmente incluindo elementos como regras, competição e contagem de pontos. Eles podem ser altamente abstratos, como os jogos de palavras e os quebra-cabeças, ou mais concretos, representando situações da vida. Um jogo com planejamento adequado explora o interesse e o potencial de motivação inerentes à estratégia de jogo. Aumenta a atenção do aluno e cria a sensação de que aprender é divertido. Eles podem reforçar habilidades, conceitos e informações já ensinadas, fornecendo ao aluno um ambiente de aprendizagem rico e complexo. O aluno aprende a processar fatos e a fazer inferências lógicas, enquanto resolve um problema interessante."
Por: Rosa Maria E. M. da Costa e Elaine Cristina da Silva : Informática Educativa – Especialização em Matemática – UFF/UAB – 2007

Projeto Karatê Borari

     O Projeto Karatê Borari é desenvolvido na Vila de Alter do Chão do Estado do Pará e, visa desenvolver a prática do Karatê Shorinji Ryu como atividade complementar as atividades escolares, bem como combater o trabalho infantil e afastar as crianças de vícios danosos a sociedade. Esse Projeto surgiu da parceria entre o Destacamento Policial Militar Local e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antônio de Sousa Pedroso.      

Objetivos do Projeto

GERAL
Oportunizar aos alunos o desenvolvimento de uma prática esportiva saudável. Auxiliando no trabalho pedagógico da escola. Além, de fortalecer a parceria da escola com a Polícia Militar.
ESPECÍFICOS
  • Desenvolver a prática do Karatê como esporte.
  • Melhorar a conduta dos alunos.
  • Estimular a participação da família no acompanhamento dos educandos.
  • Melhorar o desenvolvimento acadêmico dos alunos.
  • Melhorar a integração da Polícia Militar com a sociedade.
  • Afastar as crianças de vícios danosos a sociedade.
  • Combater o trabalho infantil.


    Apoio Administrativo

    O Projeto conta com o apoio do Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Pará , Comandante do Destacamento Policial Militar de Alter do Chão, Diretoria e Professores da Escola Professor Antônio de Sousa Pedroso e do Presidente do Clube Santo Antônio que cede o espaço para as aulas práticas. 

    Vale ressaltar que o Hotel Mirante também é colaborador , cedendo o espaço físico do auditório para as aulas áudio -visuais.

    A importância dos jogos na aprendizagem matemática das crianças de 4 a 6 anos

    Eliziane Rocha Castro*

    A relação entre o jogo e a Matemática possui atenção de vários autores e constitui-se numa abordagem significativa, principalmente na Educação Infantil, pois é nesse período que as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico.

    A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo debatida há algum tempo, sendo bastante questionado o fato de a criança realmente aprender Matemática brincando e a intervenção do professor. Por isso, ao optar por trabalhar a Matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar mero lazer.

    A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

    Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.

    De acordo com Borin (1996), um dos motivos para a introdução de jogos nas aulas de Matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados pelos alunos.

    Assim sendo, o ensino da Matemática na Educação Infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças perante situações significativas de aprendizagem, sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.