Brasil, o País da educação

JOGOS PARA EDUCAR???

"Um jogo é uma atividade de aprendizagem na qual as características do ensino apoiado em computador são integradas para alcançar um objetivo educacional específico.
Os jogos têm sido usados há séculos para motivar os indivíduos. São uma fonte de diversão, geralmente incluindo elementos como regras, competição e contagem de pontos. Eles podem ser altamente abstratos, como os jogos de palavras e os quebra-cabeças, ou mais concretos, representando situações da vida. Um jogo com planejamento adequado explora o interesse e o potencial de motivação inerentes à estratégia de jogo. Aumenta a atenção do aluno e cria a sensação de que aprender é divertido. Eles podem reforçar habilidades, conceitos e informações já ensinadas, fornecendo ao aluno um ambiente de aprendizagem rico e complexo. O aluno aprende a processar fatos e a fazer inferências lógicas, enquanto resolve um problema interessante."
Por: Rosa Maria E. M. da Costa e Elaine Cristina da Silva : Informática Educativa – Especialização em Matemática – UFF/UAB – 2007

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aprendendo inglês!

O uso de uma linguagem diferente para ensinar algo, também tão diferente, para a criança faz com que sua atenção seja redobrada para a ação, e quando esta ação é divertida a atenção da criança vai ser aguçada e motivada a interagir com o objeto de aprendizagem em questão, tornando eficiente e eficaz sua aplicação.
O uso,por parte do professor de inglês, de uma ferramenta tão simples e disponível on line vai tornar sua aula muito mais divertida e produtiva.

O site Goanimate.com disponibiliza funções gratuitas e funções pagas, é muito fácil de desenvolver animações em flash sem precisar de nenhum conhecimento avançado nem básico do uso desta ferramenta, são simples clicar e arrastar.

Assista a animação "Aprendendo inglês" e aprenda os números em inglês se diventindo...

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A importância dos jogos na aprendizagem matemática das crianças de 4 a 6 anos

Eliziane Rocha Castro*

A relação entre o jogo e a Matemática possui atenção de vários autores e constitui-se numa abordagem significativa, principalmente na Educação Infantil, pois é nesse período que as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico.

A importância dos jogos no ensino da Matemática vem sendo debatida há algum tempo, sendo bastante questionado o fato de a criança realmente aprender Matemática brincando e a intervenção do professor. Por isso, ao optar por trabalhar a Matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar mero lazer.

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.

De acordo com Borin (1996), um dos motivos para a introdução de jogos nas aulas de Matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados pelos alunos.

Assim sendo, o ensino da Matemática na Educação Infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças perante situações significativas de aprendizagem, sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.